sexta-feira, maio 12, 2006

Verdade??

"O F7, e do ponto de vista pedagogico- didactico, o tipo de jogo que apresenta um maior potencial de aprendizagem para os jovens do escalao etario dos 8/12 anos." Livro "ensino do futebol de 7"


Sem duvida, se a evolucao dos jogadores e feita atraves de muito contacto com a bola, temos de lhes criar essa oportunidade. Sou um grande defensor do F7 e porque nao o F5 para idades mais baixas????

5 comentários:

Futebol Formacao disse...

Sim, eu concordo ctg, ate porque axo ke os grds treinadores deveriam estar na formaçao.. Quanto ao jogo e divertimento, bem, quem aposta tudo para ser jogador de futebol e deixa os estudos, torna-se complicado se nao se xega la.. E penso que sabes que um atleta junior do FCP ou de outro grd, nao tem praticamente tempo para estudar.. Os clubes deveriam organizar mt bem o seu departamento de formaçao, coisa que ainda nao acontece no nosso pais. se sempre bem vindo mag.

Mag disse...

Apostar tudo e deixar de estudar é uma péssima opção.
Mesmo nos juniores, a probabilidade de vir a ser profissional é relativamente baixa.
O meu conselho vai no sentido de continuar os estudos, mesmo que num ritmo diferente, é mais seguro.

Futebol Formacao disse...

Sim, concordo ctg. mas imagina, um junior do Porto, tera acompanhamento a nivel dos estudos? qual será o objectivo do Porto? torna-lo num grd jogador com toda a certeza, o que por vezes obriga a que o jovem nao possa estudar.. É um risco quererem ser jogadores de futebol profissional.

Nelson Oliveira disse...

É uma temática interessante, a que voces estão a falar..ou seja, os estudos.
Não sei se tiveram oportunidade de ver os textos do meu blog sobre o funcionamento da formação do ajax, mas um dos critérios rigorosos entre os jogadores é as notas, e horas de estudo obrigatórias.

Foi Adriaanse o grande impulsionador da dicotomia estudo-futebol, ideal esse que alias o tornou famoso no Ajax.

Os atletas vao para a escola, têm uma carrinha á sua espera no fim do dia, são levados para a academia..são divididos em grupos, para que enquanto uns treinam outros estudam e vice versa, jantam e so depois vão para suas casas ou recolhem aos quartos se viverem na academia.
Pode parecer duro para os atletas, mas no fundo é um grande "serviço" que fazem por eles, pois provavelmente a grande maioria deles nunca será profissional de futebol, e portanto enquanto ainda lutam pela esperança de um dia serem jogadores, têm sempre o seu futuro garantido com os estudos.

Em Portugal ainda estamos longe disso, o que é uma pena.
No entanto, quem sabe..no futuro teremos essa "inovação".

Em Alcochete os miudos já têm algum acompanhamento nos estudos, portanto caminha-se para esse novo "conceito" em Portugal...ou seja, Futebol..sem deixar os estudos.

Mag, es responsavel pelo esperança portista, certo? Se sim, os meus sinceros parabens, excelente blog.

Futebol Formacao disse...

Um dos problemas que ainda deparamos no nosso país é que, os clubes quanto menos gastarem para formar um jogador melhor, apesar de se ter vindo a notar algumas melhorias, ainda temos muito que evoluir..