terça-feira, maio 16, 2006


Este e o meu sistema preferido, nao jogo com D.E nem D.D de raiz, isto porque se no futebol moderno nos queremos laterais a subir, porque nao trabalhar isso logo desde novos? Sim, e um sistema arriscado, mas dando uma grande dinamica a equipa e os jogadores perceberem bem os seus movimentos, garanto que se obtem frutos. Um jogador chave neste sistema, e ter um D.C inteligente, parecido com um M.C criativo e com boa leitura de jogo. Eu irei explicar o porque desse jogador ser chave. Com este esquema fiquei em 2� lugar no distrital, sendo muitos destes atletas do 1� ano de infantis e tendo o A.E ido a Seleccao Distrital. Posted by Picasa

6 comentários:

Zé Maria (ou não) disse...

Em que associação joga a equipa dos teus miúdos? Apenas por curiosidade...

Falta de Jeito

Futebol Formacao disse...

Jogaram na Associação futebol de Vila Real. Neste momento a grande maioria deles estao na Escola Diogo Cao.

Costa disse...

Concordo plenamente com as tuas ideias sobre futebol de formação. Sou director no Leixões e cá pratica-se futebol de 7 e é só vantagens. Futebol de 7 deve se praticar até aos infantis e mesmo os iniciados de 1º ano deviam jogar só futebol de 9. Futebol de 11 só a partir dos iniciados de 2º ano.

Futebol Formacao disse...

Costa tambem concordo contigo quanto aos iniciados de 1º ano praticarem F9.. Mas tambem sou da opiniao que os pré-escolas deveriam praticar apenas F5 e com balizas de futsal.No leixoes trabalham as pré-escolas?

Nelson Oliveira disse...

Eu tinha pouca experiencia no futebol de 7, algo que nunca me chamou real atenção, talvez por nunca ter pensado nos benefícios que acarreta esta modalidade nos escalões mais jovens.

Nas minhas tarefas de observação tenho apostado ultimamente em futebol de 7, com o intuito de procurar talento mas também de me "especializar" um pouco mais no assunto, e a verdade é que em termos de beneficios esses são claros, e o principal deles todos embora lógica é o maior contacto com a bola e o facto dos jogadores terem que cumprir multi-tarefas o que lhes aumenta e desenvolve as diferentes características que um futebolista deve ter e não apenas os "chipa" com as funções básicas de uma função do terreno, sobretudo agora que o Futebol requer tanta multifuncionalidade em todas as posicoes.

Concordo quando se diz que os infantis deveriam jogar fut 7, pois o fut 11 para os miudos é exageradíssimo e sobretudo não lhes permite aprimorar o aspecto tecnico, pois tocam poucas vezes na bola e cansam-se muito depressa.
E concordo ainda quando se fala na introducao do futebol de 9...no 1o ano de iniciados.

Penso que é esse o futuro, e nos seminários que tenho assistido (ainda esta semana tive num do Benfica) é já disso que se fala e se vai concordando.

Tive a oportunidade de ter acesso ao que se vai passando na escola fintas (braga) e os resultados têm sido optimos...em termos de formação de talentos

Nelson Oliveira disse...

ps: esqueci-me de referir que aqui no Norte se dá menos importancia e destaque ao futebol de 7, passando-se o contrário no Sul.
Lá os clubes previligiam o fut7 nas escolinhas, e não fazem do fut7 apenas um "local de recurso" para "rodar" miudos, como cá Porto e Boavista..entre outros teimam em faze-lo.