quinta-feira, maio 18, 2006

Treino do Guarda Redes!!

Bem, este e um posto muito especifico, no qual temos de ter em atencao ao treino especifico do mesmo. Alguns aspectos importantes na minha opiniao sao:
- Colocacao do Gr na baliza (orientacao espacial);
- Colocacao das maos na bola;
- Quedas para ambos os lados( atencao que normalmente os Gr tem dificuldade em cair para um dos lados);
- Reposicao da bola em jogo (maos e pes).


Penso que estes factores ja se devem ter em conta no escalao de Escolas. Posted by Picasa

17 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Curioso referires o problema das quedas para um lado.
É algo que eu vejo constantemente nas observações a jogos de escolas, e provavelmente é pouco trabalho nos treinos.
Mt bem visto...

Futebol Formacao disse...

Pois, eu frisei esse aspecto porque eu "fui" guarda redes e tinha dificuldade em cair para o lado esquerdo, o mais engraçado é que so o meu treinador de juniores se apercebeu e tentou corrigir esse meu defeito, em parte conseguiu, mas deveria ter sido mais treinado esse aspecto.
Quando tava a treinar os infantis o meu Gr. tambem apresentava esse problema no qual eu procurei logo criar exercicios para o corrigir.
Nota: não é nada facil, melhor local para corrigir é na praia e tambem usando colchoes num pavilhao.

Nelson Oliveira disse...

Sofremos do mesmo mal.
Eu até á algum tempo atrás jogava muitas vezes futebol com amigos, depois de abandonar a "carreira desportiva".

Certo dia contraí uma ruptura de ligamentos, e embora não total ..não me permite jogar na frente..pois fiquei com o joelho instavel.

No entanto a vontade de jogar é tanta que as vezes vou para a baliza e até defendo bem, lembro-me que familiares e amigos me diziam quando era pequeno que iria ter futuro como guarda-redes, mas voltando ao assunto...também eu sinto dificuldades em me atirar mas para o lado direito hehe.

Leandro Duarte disse...

Ola.. Desculpem ter invadido este blog mas não podia deixar de partilhar um assunto...
Eu sou o Leandro, tenho 16 anos e jogo no clube de futebol São Félix da Marinha no escalão de juvenis...
Tenho o sonho de ser guarda-redes professional, mas há um pequeno problema...
Não me consigo atirar bem para o lado esquerdo e tenho tendencia a defender só com os pés...
Alguém me podia informar de alguma maneira de eu puder ultrapassar este problema? Ficaria muito agradecido...
Se conseguirem mandem um mail por favor para leandro69batista@hotmail.com

Anônimo disse...

Boas tenho 17 anos pratico futebol desde os 7, ao prencipio era defesa mas depois escolhi ser guarda-redes como era o maior da minha equipa e tinha jeito. Neste momento eu com a experiência que tenho é que digo ao treinador de guarda-redes da minha equipa os exercicios. A maneira de agarrar a bola em posição de triangulo é algu que muitos não sabem eu próprio desconhecia até ir á selecção da associação de futebol de Leiria e lá aprendi isso quando tinha 14 anos. Eu tambem tinha mais difilculdade em cair para o lado esquerdo mas com treino consegue-se. Graças a Deus tive familiares que me ajudaram a melhor certos pontos mas gostava de aprender mais com alguem que soubesse.

Anônimo disse...

comecei a jogar futebol aos 12anos.mas ja na primaria e no ciclo disseram que eu iria dar um bom guarda redes e assim fiz.comecei a treinar e vi que tinha um problema, o lado esquerdo.tudo o que ia para aquele lado era golo.mas no ano seguinte e com a ajuda do meu treinador corrigi essa situaçao muito graças a uma fractura na anca do lado direito, o que levou a tar parado quase meia epoca.foi entao que comecei a trinar quedas para o lado esquerdo,e actualmente o meu melhor lado é o esquerdo. existe tambem uma dificuldade enorme nos guarda redes portugueses, que sao os cruzamentos, deixo esse tema para se debater.

Anônimo disse...

nessas idades é normal a ineficácia para um dos lados. Cada um tem a sua lateralidade definida. se querem ver a lateralidade dos miudos, metam-nos de costas para voces e qd menos esperam deem-lhe um empurraozinho. O pé que ele avançar primeiro vai definir a lateralidade do miudo. se ele avançar 1º o esquerdo é pq tem maior facilidade em cair e rodar para o esquerdo.

Anônimo disse...

boa tarde
o prob k vcs falam e natural k exista.todos nos temos um lado mais forte k o outro. porem ha treinos especificos para esse prob. para se conseguir ultrapassar essa dificuldade nada melhor k treino treino treino. nao se consegue evoluir sem treinos especificos para o prob.
uma boa tarde
lourorui@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!
Eu acho k esse problema do guarda.redes se atirar só para um lado, deve-se ao seu pé preferido.
eu fui guarda-redes de futsal, mas recentemante decidi practicar futebol 11, e esse foi um dos meus problemas: tinha dificuldade em atirarme para o lado esquerdo. Eu não tenho muita expriência em futebol 11, por isso gostava de colocar uma pergunta: qual o jogador que se deve colocar ao 1º poste durante um cato contra a minha equipa? (diogo.2.gomes@gmail.com)- meu mail.

Anônimo disse...

quem deve ficar no 1º posto deve ser sempre o defesa lateral que jogue do lado de que é marcado o canto, caso esse jogador seja alto deve ser um jogador pequeno pois se for alto vai fazer falta para marcar algum adversário dentro da area visto que ao ser alto e mais fácil de impedir um cabeçeamento ofensivo! Um bom treino para acertar as quedas para os lados e por exemplo treinar com a bola de raguebi ou entao com os obstáculos com que se faz salto a pes juntos pois obriganos a aperfeiçoar o voo para não nos aleijar-mos, eu sou guarda-redes há dez anos e tive que aprender a cair porque durante nove anos era um campo pelado o disponibilizado para o treino a modos que ao aprender ali agora com relva e my«uito simples!

Anônimo disse...

boas tardes,perguntaram-me se eu queria mudar de futsal para futebol e eu aceitei fazer uns treinos e no entanto fiquei.Todos os treinadores que eu tive disseram-me que eu posso vir a ser um grande guarda-redes.No entanto , o meu problema é o mesmo que ja postaram aqui, a tendencia de atirar-me para o lado esquerdo.Alguem me pode dar umas dicas para ver se da para uma pessoa melhorar?

Anônimo disse...

vou apenas corrigir a colocação do 1º poste.Quem se deve colocar no 1º poste é o lateral do lado contrário,porque assim o pé que protege o interior da baliza é o pé mais forte,ou seja o lateral direito se estiver no poste esquerdo o seu pé direito é que vai proteger a baliza ,sendo para este mais fácil fazer o corte da bola que vai a entrar com o pé direito.Imaginem vocês sendo direitos estarem com esse pé encostado ao poste do lado direito,quando forem fazer um corte de uma bola que vai a entrar , vai ser muito mais difícil fazer com o pé esquerdo.

Anônimo disse...

ora boa noite desculpem invadir assim este blog mas eu tenho 17 anos e tenho um problema como guarda redes, eu etou a jugar em englaterra ja a 6 anos e des de smpr tive problemas em me amandar para o lado esquerdo, embora eu consiga apanhar as bolas, mas eu gostava de saber como corrigir esse defeito, pq eu tenho emencas difculdades e eu gostaria subir mais alto no futbol e sei que por vezes este defeito me podera vir afectar muito no futuro, se pode-se me dar uma dica ficava muito agradecido
damo_dapausa@hotmail.com
este e o meu e-mail se puder gostava de ouvir noticias suas e mais uma vez desculpem ter invadido assim sem mais nem menos obrigado e boa noite

Anônimo disse...

eu sou o guarda-redes do alcochetense tenho 11 anos e tenho 1m e 74 cm mas agora tou no sporting

Anônimo disse...

Boa tarde, vi que num destes comentários foi feita a referência a algumas formas de melhor esse aspecto de que tanto se fala. gostaria que fosse dada outra sugestão para pessoas que não tenham a possibilidade de ir regularmente à praia e que nao tenaham oportunidade de se treinar com os colchões. obrigado.

Anônimo disse...

boas o meu nome é João Gil tenho 20 anos moro em Alcains e sou treinador de guarda-redes no clube aqui da terra.gostava de saber se existe alguem com exercicios pa trabalho especifico com guarda redes pois os basicos e exercicios normais nao chegam...so começei a treinar este ano e gostava de inovar com os miudos..joguei futebol 12 anos e os exercicios n os treinos eram sempre iguais..deixo o meu e-mail se quiserem contactar..
gillette90@hotmail.com
abraço

Pedro Ligeiro disse...

Boa Tarde

o meu filho tem 8 anos e adora ser guarda-redes.
Estava nas escolinhas do sporting em Loures e quis abandonar porque nao o colocavam a baliza.
Neste momento joga no colegio (futsal) mas eu gostava que ele tivesse treinos especificos (fut 11) porque e o que ele gosta e pelo menos ter nocoes de baliza e colocacao das maos etc.
nao existe nenhuma escola na zona de lisboa especifica? Vi uma mas e em VRSA. obrigado