terça-feira, maio 30, 2006

Treinador para Formacao!


O facto de tirar um curso de treinadores, ou uma licenciatura em ed fisica e desporto, nao e um indicador de ser um bom treinador.
Um treinador devera reunir competencias nos dominios do:
  1. Saber;
  2. Saber fazer;
  3. Saber fazer com que outros facam.

Ha assim que criar no futebol, a figura do treinador estagiario ou assistente, de forma a ser possivel adquirir conhecimentos e experiencia pratica do ensino do futebol, e se possivel junto de pessoas mais qualificadas.

Devera ser treinador de Formacao:

  • Goste de trabalhar com jovens;
  • Conhecer meios e metodos mais adequados para o desenvolvimento integral de jovens;
  • Entre outros que colocarei mais tarde.

COm isto digo, que treinar jovens nao e o mesmo de treinar adultos, para treinar jovens e necessario ter motivacao, ter bom relacionamento com os mesmos.

Debate: Sera que um treinador de seniores teria motivacao, empenho e paciencia para treinar os Infantis???

Sera que um clube estaria disposto a pagar ao treinador dos infantis aquilo que ele aufere nos seniores?? Temos de ser realistas.... Posted by Picasa

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo. O drible! está devidamente pronto e atualizado p/ a COPA. Confira!!!

Nelson Oliveira disse...

Bom, concordo perfeitamente com a análise, e creio que cada "macaco no seu galho".
Existem fantasticos treinadores de séniores que não teriam jeito para formação, assim como o contrário.

Eu, vou tirar agora o curso de treinador, e tenho como meta exclusiva trabalhar em formação...ponto.
Não são os graudos que me motiva, nem tão pouco a fama...é mesmo a paixão pela formação e pelo facto de "maturar" jovens.

Futebol Formacao disse...

Nelson sera que daqui a 5 ou 6 anos pensaras o mesmo, ou seja nao trabalhares com seniores?? É complicado.. Eu tambem so tenho interesse em desenvolver minha actividade nos jovens, mas nao sei se sera sempre em jovens!!

Nelson Oliveira disse...

Hum, pá posso-te assegurar que a minha actividade, um dia mais tarde passará unicamente e exclusivamente por jovens.

Pké?
Pq é uma paixão. Um pouco como Aurelio do Sporting, que apostou na sua paixão, criou o projecto á sua imagem, tem sucesso..e é feliz, não procurando outras áreas.

Costumo dizer em tom de brincadeira que futebol de graúdos, é só como adepto, e um dia se existisse essa possibilidade como comentador.

Não me cativa.


Obviamente que depois vem aquela questão eterna: mas e se te oferecerem muito dinheiro?

Tudo dependerá da minha situação na altura, porque obviamente a estabilidade da família está primeiro.
Mas, contudo continuo a acreditar que o futebol jovem será uma especie de "escape" e não a minha actividade profissional de base.