sexta-feira, maio 19, 2006

Cargas Fisicas nos Escaloes de Escolas e Infantis??

Este post e so para todos nos reflectirmos, reparem todos dizemos que nao aplicamos cargas fisicas neste escaloes de formacao, mas quando eu treinava e ao fim de um mes de treino pensei: " Nao tem cargas fisicas os meus jogadores nos treinos?? Se eu coloco um jogador a fazer determinado percurso e de seguida remata a baliza e faz isto 10 vezes nao estou a aplicar cargas fisicas??" Na minha opiniao estao, entao que deveremos fazer? Deixar de realizar exercicios que impliquem o uso da massa muscular? Mais uma vez na minha opiniao, devemos continuar com este tipo de exercicios, mas para que nao venha a existir uma diferenca ao nivel muscular por exemplo dos membros inferiores (mais solicitados nos exercicios) para os membros superiores, porque nao criar tambem aluns exercicios que impliquem o trabalho dos membros superiores?
Lembrem-se, no escalao de escolas (principalmente) os treinos devem ser apresentados de uma forma ludica e nao so futebol....futebol....futebol, sendo por isso possivel realizar um desenvolvimento multilateral do praticante.
Nota: cuidado com determinados exercicios que ao fim de algum tempo, podem alterar o desenvolvimento normal do atleta e criar anormalias irrecuperaveis visto este estar numa fase de desenvolvimento muito importante.

12 comentários:

Hugo Alexandre Folgado disse...

O problema que se coloca não é a aplicação de carga. É, na minha opinião, a maneira como essa carga é aplicada. Será que queremos basear todo o nosso trabalho no desenvolvimento físico, ou será que o mesmo aparece por acréscimo, numa perspectiva de desenvolvimento integral do jogador?
Sem carga não há treino, parece me óbvio, mas poderemos separar o físico do táctico? E será que o devemos fazer?

Sou da opinião que nos escolas e nos infantis, é muito mais importante dotar os jogadores de uma cultura de jogo que lhes permita desenvolver o seu nível, do que criar super atletas.

Como é lógico, devemos ter sempre em atenção as fases sensiveis de desenvolvimento, mas nunca separar o trabalho. O físico deverá vir sempre por acréscimo ao táctico, e nunca o contrário.

Caso contrário estaremos a perder tempo precioso para o ensino do jogo.

Hugo Alexandre Folgado disse...

Ah, e parabéns pelo blog!

Futebol Formacao disse...

Antes de mais obrigada pelo elogio ao blog. Olha na minha opiniao nunca devemos separar o fisico do tactico e tecnico... e sem duvida que tem de existir cargas nos treinos, mas eu quis chamar a atenção ao facto de que as cargas nao podem incidir apenas sobre os membros inferiores (corrida, deslocações, saltos, remate, etc) terá de ser mais completa, englobando outras zonas musculares para nao existir um grd desenvolvimento dos M.I e pouco desenvolvimento do restante corpo.
Já agora nao podemos tambem esquecer que mais importante que o desenvolvimento tactico vem o tecnico, se um atleta nao sabe fazer uma recepçao e um passe, para que ensinar coberturas e apoios? Todo o treino passa por diversas fazes, quanto mais cedo os jovens as conseguirem atingir melhor, mas nunca saltando etapas na formação.

Hugo Alexandre Folgado disse...

Concordo em parte contigo. Mas o que eu defendo é que um jogador deve aprender a fazer um passe, ou uma recepção, dentro da aprendizagem dessas mesmas coberturas ou apoios de que falas.

Repara, de que me serve ter um jogador que dá 20 toques e faz passes de 15 metros em exercicios complementares sem oposição, quando, em contexto de jogo não me resolve um 2x1, por exemplo?

O que a minha experiencia actual me diz é que a aprendizagem dos jogadores, quando feita com base em problemas tácticos, potencia sempre mais ao seus skills motores, ou se quiseres a sua técnica individual. E isto acontece porque vão estar a trabalhar essa técnica dentro do contexto táctico do jogo.

Eu compreendo o teu ponto de vista, e já pensei o mesmo que tu, acredita, mas a partir do momento em que tu encaras o jogo como indivisivel, e identificas a componente táctica como a maior dimensão do jogo, começas a olhar para os exercicios de outra forma. E não saltas etapas de formação. Apenas estimulas precocemente os teus jogadores.

Por ultimo, e em relação à questão do desenvolvimento muscular... Acredito no que tu defendes, mas duvido que tenhas esse tipo de problemas em escolas e infantis. Não acredito que tenhas miudos com um desenvolvimento muscular que cause qualquer tipo de descompensações...

Outra coisa, reparei que fizeste a tua monografia no ambito da detecção de talentos. Achas que podes partilhar a informação? A minha também foi dentro dessa área, e posso enviar-te alguma documentação.

Escreve-me para hugo.folgado@gmail.com

Futebol Formacao disse...

diz-me uma coisa, como fazes o aquecimento com os teus atletas? é que na escola de formaçao onde trabalhei usavamos 1 bola cadaa jogador para ele poder treinar um factor muito importante, a relaçao dele com a bola.
Quanto ao treinar o passe,recpeçao,etc, tambem concordo que seja introduzido nos exercicios tacticos sem duvida.
Em relaçao a nao ter problemas musculares, discordo da tua opiniao, senao tenta no inicio de uma epoca elaborar testes fisicos e volta a elaborar no final da epoca e ve a diferença.

Futebol Formacao disse...

Quanto ao tema da minha monografia, sim, abordei questoes de selecção de talentos, questoes do desporto escolar e formas de interligação do mesmo com os clubes, bem como os beneficios que poderiam trazer um bom relacionamento da escola com o clube. Poderemos partilhar algumas ideias sem problema

Hugo Alexandre Folgado disse...

A mobilização geral dos meus atletas é sempre feita com bola. Claro que trabalham a relação deles com abola, e a mesma evolui, mas paralelamente e até de um ponto de vista dominante, mesmo no aquecimento trabalho alguns principios do meu jogo.

Por exemplo, um exercicio que uso muito, para trabalhar o jogo em apoio, e que serve muitas vezes de aquecimento, pois não contem finalização:
Montas um quadrado (adaptas o tamanho em função dos teus atletas) e colocas 3 jogadores nos vértice do mesmo, sobrando um vértice livre. Um dos jogadores tem bola e o que tens que explicar é que a todo o momento, quem tem bola tem que ter 2 linhas de passe, e a bola não pode circular dentro do quadrado. Como tens só 3 jogadores, quando um recebe a bola, há um que tem que fazer uma desmarcação de apoio para o vértice livre, de modo a dar a linha de passe ao portador.

O que é que eu estou a trabalhar aqui? Desmarcações de apoio

O que é mais trabalhado neste exercicio? Recepções orientadas, normalmente com o pé exterior, de modo a ficar de frente para o jogo; passe com ambos os pés; e uma coisa que considero muito importante que é a tomada de decisão (tenho duas opções de passe)

Trabalho técnica individual? Sim, mas dentro de uma matriz táctica

Como é claro, o exercicio depois pode ter muitas variantes - podes colocar oposição, primeiro só tapando uma linha de passe e condicionando a opção do portador da bola, e estás a trabalhar a velocidade de reacção e a inteligencia de jogo;
Para a oposição podes criar momentos de pressão, isto é, situações tipo em que tu queres que eles tirem a bola (uma má recepção; um passe lento; quando o atacante fica de costas para o jogo...)

Como vês, acho que pode ser um excelente exercicio de mobilização inicial, porque tem deslocamento, mudanças de direcção, passe, recepção e trabalha desde logo a concentração dos jogadores...

Em relação à relação do jogador com a bola... O que fiz foi criar o hábito nos meus jogadores de, nos momentos de pausa, ou transição nos exercicios, estarem com uma bola a dar toques, ou a treinarem fintas novas... Foi a nossa estratégia, de modo a rentabilizar o tempo para o ensino do jogo.

Voltando à parte das diferenças físicas do inicio para o fim da época... Ainda bem que tens diferenças!! Trabalhas com crianças (pelo menos foi o que entendi...) e elas estão a crescer!! Se não existissem diferenças é que era grave!!
Aposto que se fizeres testes aos membros superiores, também vais encontrar diferenças, mesmo que não sejam tão solicitados como os membros inferiores, o que é normal no futebol.
Volto a dizer, não acredito que nestas idades (escolas e infantis) existam miudos com um desenvolvimento fisico que cause descompensações...

Quanto à monografia, escreve-me, que eu envio-te a minha sem problemas.

Futebol Formacao disse...

Boas, concordo com o que dizes sobre esse exercicio, sem duvida que bastante dinamico. Quanto, e mais uma vez, as questoes do desenvolvimento, o que me refiro, nao é so nas escolinhas e infantis, temos tambem os iniciados, onde continuamos a desenvolver em grande maioria ou quase exclusivo os membros inferiores. Sei que nos dias de hoje, ja temos isso em atenção. Meu mail é pmgt@hotmail.com

Nelson Oliveira disse...

Bom antes de mais dou-vos os parabens aos 2...um que já conheco outro que vejo pela primeira vez a comentar, pois conseguiram elevar um pouco a fasquia do debate, o que é sempre bom para quem "discute" e para quem lê.
Eu concordo com o Haf...sem duvida. E penso que é uma "filosofia" cada vez mais adaptada aos conhecimentos cientificos de treino.
Não sou o maior expert em treino para falar, no entanto, daquilo que vou conhecendo e "Estudando" parece-me o mais lógico, portanto partilho...a opinião do haf.

Em 2o lugar, concordo em parte com o Pedro..sobre "alguma descompensação" nos membros superiores, mas creio que o seu trabalho especifico não tem necessáriamente que ser feito nas escolas....pois nessa fase de crescimento as descompensações ainda não serão notórias.

De qualquer forma...sou apologista de um trabalho especifico em termos de formação..na vertente muscular...e penso que é algo que não se faz em Portugal.
Custa-me ver atletas como o Ronaldo,Quaresma ou Figo...potenciarem a sua qualidade futebolistica...por trabalharem nos clubes estrangeiros por onde passaram..a vertente muscular de todos os membros.
Cada vez mais..no futebol moderno ..são exigidos parametros elevados quer em termos tecnicos quer em termos físicos, e acho que na formação se trabalha pouco a vertente física....pelo menos vertente física como um todo, m.i e m.s.

No entanto não confundir esse trabalho, com uma posterior seleccao de "talentos" virada apenas e só para os mais "crescidos biológicamente", como alias refiro no meu blog.


ps: haf, percebi que também fizeste uma monografia sobre deteccao e seleccao de talento.
Tal como com o Pedro, interesso-me bastante por todos aqueles que se "Especializaram" nessa área, pois trabalho na mesma.
Portanto, se achares que é viável partilhares informação comigo ficaria muito agradecido.
Trabalhas nessa vertente em algum clube?

o meu mail é nelsondoliveira@gmail.com , e o meu blog www.futebolices.blogspot.com (pedro desculpa a publicitade), portanto se tiveres disponível a ceder-me informação, seria optimo.

Conheci o Pedro.. exactamente por ele ter feito uma monografia nessa área.

Futebol Formacao disse...

Boas, eu kando falo das descompensaçoes, nao é nas escolas nem nos infantis que se vao notar.. É pricipalmente nos juvenis quando eles normalmente dao o seu "pulo" na fase de crescimento.

Anônimo disse...

alguem me pode responder a uma pergunta? eu jogo federado a 4 anos vo para o 5 (iniciados de 2º ano) ja posso fazer exercicios com carga em casa ou so nos juvenis??

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom