quinta-feira, maio 11, 2006

O que Pensam?

Sera possível definir um conjunto de indicadores e referenciais que expliquem a selecção no futebol???

2 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Olá!

Antes de mais, parabens pelo blog, é sempre muito positivo quando se ve alguem a lutar pelo "futebol de formação".
Também sou um apaixonado pela formação, também eu tenho um blog sobre a mesma e também eu "Trabalho" na mesma.

Falaste (e vou tratar por tu para ser mais facil) em indicadores para selecção de talento.

Ainda recentemente estive num Seminário Nacional realizado pelo Benfica sobre esse assunto, e de facto não há dados cientificos que nos levem a puder criar uma base de critérios totalmente fidedigna.

Eu acredito no "olhómetro", ou seja, na capacidade que certas pessoas têm para encontrar talento através da observação de jogos.
E o tal "olhómetro", é quase como um atleta...ou seja, é treinável, e quanto mais e melhor treino tiver, mais e melhor desenvolve aptidões.

No entanto, não posso deixar de frisar uma aspecto, que para mim é uma batalha:
- Sou absolutamente contra a escolha de jovens apenas por terem uma didade biológica superior á dos seus companheiros de faixa etária, pois mais cedo ou mais tarde essa vantagem física vai desaparecer e vai-se constatar que afinal "ali não havia talento".
Como observador dou tota enfase aos dotes tactico/tecnicos dos atletas, em deterimento da força ou altura, embora ..admita que caso esta também exista, tanto melhor.

Fica a minha pergunta. Consegues criar uma base de critérios?
Ou por outra, tu próprio tens uma base de critérios na selecção? A minha...e como tal, baseada numa opinião pessoal...difere de posição para posição dos atletas, e podes encontra-la no meu blog, num qq texto em que diga diário de observador

Futebol Formacao disse...

Bem, Nelson tu sabes que o tema da minha monografia É sobre este tema, e sim tenho la criterios para a selecção, nao tendo ainda aplicado os mesmos na pratica, nao sabendo se tais sao ou nao fiaveis.
Quanto à questao fisica, tambem pesquisei sobre isso, e tenho la um exemplo claro de 2 atletas do FCP, mas tu teras acesso e eu colocarei tambem aqui uma parte para debate.Abraço