segunda-feira, junho 11, 2007

Regresso ao Futebol 7



Futebol 7:

  • - É sem duvida alguma aqui que os jovens devem dar os primeiros passos no mundo do futebol(podemos incluir o F5 em pré-escolas) , inumeras vantagens, tais como maior contacto com a bola, campos reduzidos, variação de posições, substituições ilimitadas este factor importante visto que o treinador pode retirar um atleta para dialogar com ele e coloca-lo de novo em jogo.

O próximo ano estarei de volta assim espero ao mundo do Futebol de Formação especialmente ao F7, isto porque os próximos 3 anos ou mais fiquei colocado em Quadro de Escola, terei estabilidade para desenvolver um trabalho desde o inicio na Ilha de S.Miguel, depois de 2 anos onde treinei Andebol e este ano Voleibol. Destes 2 anos saliento que é sempre bom passar por outras modalidades, retirar um pouco de cada uma, quer a nivel de organização, leitura de jogo e relação Treinador/atleta.

Uma questão para debate nos Açores:

O que falta ao Futebol 7 para podermos ver uma maior evolução do mesmo aqui nos Açores?

5 comentários:

Miguel Teixeira disse...

Parabéns pelo blog, julgo que será sempre uma valiosa e indispensável ajuda para o desenvolvimento do futebol formação, especialmente a variante futebol de 7.
A angariação de novos métodos de ensino, mesmo que estes sejam em outras modalidades, ajudam em muito a formação de um jovem desportista, estando ele a praticar seja qualquer for a modalidade.
Boa sorte para a realização do teu projecto e se necessitares de alguma coisa está à vontade.
Forte abraço.
http://formacaofutebolde7.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sim o futebol 7 tem isso mas tem bastante mais e, muito importante, é a proximidade das balizas e maior possibilidade de obtenção de golos.
Volei, andebol, futebol... e não confunde as coisas?
Veja lá, não esqueça que a função do treinador de formação passa pela de "professor". E não ponha os miúdos a fazer treino anaeróbico lático.

Futebol Formacao disse...

Claro, se eu falo de campos reduzidos, maior contacto com a bola, isso junto resulta em maior número de golos e por isso falei também do F5 para as pré-escolas. Em relação ao confundir, nao, apenas temos de retirar o que enterdermos essencial. Nas aulas também leccionamos diversas modalides.

Anônimo disse...

treino anaeróbico lático?Caro anónimo, deixa-me que lhe diga que não existe essa expressão, e ás vezes queremos dar uma de "entendidos" que acabamos por dizer asneiras e confundimos tudo não é verdade?Eu por acaso frequento neste momento o Mestrado em Treino de Jovens e já dei Biologia do Treino. Os jovens treinam e podem utilizar todos os 3sistemas energéticos no treino:Anaeróbio aláctico;sistema anaeróbio láctico e sistema aeróbio ou oxidativo(requer oxigénio)Eles podem treinar todos eles mas temos de fazer um planeamento adequado em termos de intensidade,carga e volume de treino.É um mito pensar-se que estamos a fazer mal á criancinha dando-lhe trabalho de força ou trabalho anaeróbio, é evidente que a criança tem de treinar essas variantes do treino.Cumprimentos,
Pedro

joão disse...


Boa tarde, chamo me joão melo, sou dos açores e joguei futebol dos 8 aos 3o, infelizmente abandonei o futebol pela pior das razôes uma lesão no joelho.
Tirei o grau 1 raizes do futebol á 2 anos e fiz o estágio na época passada no SC Angrense infantis B, NO no entanto não iniciei a época, peguei na equipa 1 mês apôs a época ter começado.
A época correu bem, digo isto porque vi resultados do trabalho desenvolvido no decorrer da mesma, principalmente a nivel tecnico, pk ao pegar na equipa notei que como já li anteriormente não se pode jogar bem sem se ter a bases, passe receção movimentaçâo ocupaçao de espaços etc.
O que fiz foi ensistir com a parte tecnica durante toda a época encom a correção dos movimento e dos gestos a efetuar nas mesmas, posso dizer que no final de época a diferença foi enorme, senti um orgulho imenso no que os ( meus ) atletas pela sua evolução, acho que não á maior alegria de um treinador de formação em ver que o seu trabalho no final de época valeu a pena, e mesmo em relação ao feedback dos atletas foi e é espetacular, claro que o percurso efetuado na época deparei me com dificuldades em vários aspetos o que eu já sabia que iria acontecer, tinha dias em que ao sair do treino parecia que tinha estado 3 ou 4 horas de treino , no entanto sò treinamos uma hora por dia 3 vezes por semana, isto para dizer que temos de gostar muito do que fazemos ( treinadores ) para dar continuidade e acreditar no nosso trabalho e não desisitir por qualquer situação minima porque no final senti que tudo valeu a pena e por tudo, pela evolução dos miùdos pela minha evolução como treinador e também pela amizade que ficou, por exemplo é um orgulho um jovem que foi treinado por nòs durante 9 10 meses nas ferias sem eu contar chamar me de mixter e não foi um nem dois foram vários a supreenderem me em diversos lugares ser abordado por eles e sentir nas suas palavras que estão desejosos de voltar aos treinos isso sim para mim é motivo para dar continuidade ao trabalho que fiz.
Mas o motivo para que aqui vim comentar é as duvidas que tenho de como devo iniciar a nova época, em relação ao discurso a ter com eles desde o inicio, que tipo de treinos devo iniciar a época percebe!?
Parabéns pelo blog e agradecia que se possivel dar me algumas dicas soubre as duvidas que apresentei, muito obrigado ;)