segunda-feira, maio 24, 2010

Treinos conjunto / Corridas à volta do campo

Mais uma vez coloco meu ponto de vista e minha opinião sobre este assunto, quer para colegas meus treinadores /futuros treinadores / E.E.
Para que fazer um treino dito conunto de 7x7+Gr num inicio de época?
eu só encontro um motivo para isto, motivar os jogadores e leva-los a ter vivências do que realmente é o jogo que vão começar a jogar, visto que nestes treinos, aprendizagem dos jogadores é quase nula na minha opinião. Porquê? Porque se numa equipa os jogadores ainda nao fazem um passe e uma recepção com alguma qualidade e precissão como vão eles conseguir jogar? Quase comparo a isto: por um menino a ler ser saber as letras!!!
Correr a volta do campo???
Bem se estivermos a treinar atletismo e atletas para corta - mato até concordo:) Caso contrário, aquilo que os jovens fazem na escola, os exercicios que realizam nos treinos com bola substitui estas corridas desmotivadoras. Se podemos colocar um atleta a correr com bola e a trabalhar a sua relação com a bola, para que corridas à volta do campo? Perder tempo com aspectos fisicos quando o problema está na sua relação com a bola? Pois, eu quero que os meus jogadores tenham durante o empenhamento motor deles uma bola nos pés sempre ou quase sempre sem duvida.

3 comentários:

icaroazul disse...

Provavelmente a grande parte dos treinadores actuais defende o treino com bola, aceito e conheço as vantagens desse tipo de treino mas menosprezar o treinador que opta por outra via não me parece correcto.
Em atletas muito jovens onde a coordenação motora é deficitária prefiro utilizar parte do treino sem bola. A minha ideia passa por aumentar a complexidade do exigido ou seja não devo pedir a um atleta que corra com bola quando não sabe correr sem ela.

Ricardo

Futebol Formacao disse...

Boas,

Claro, tambem concordo contigo, mas não numa grande parte do treino sem bola. Sim deve ser trabalhada a coordenação motora claro, mas se um atleta tem enormes dificuldades de coordenação motora para perderes treinos a 75% para trabalhar isso, se calhar será melhor ele ter treinos extra em dias diferentes, porque numa equipa com quadro competitivo como eu me refiro no artigo, vais ter na maioria atletas ja com bastante coordenação motora.

Anônimo disse...

ola... recentemente convidaram-me pra treinar uma equipa de miudos dos 7 aos 10 anos, só que como treinador sou mto verde... e li este blog e gostei e gostava que me ajudassem nuns esquemas de treino... se fosse possivel claro, deixo aqui o meu email... adao_cbt@hotmail.com