quarta-feira, outubro 17, 2007

Ter em atenção!!!

Na detecção de talentos, é fundamental estar atento a pressupostos que indiciem o talento de um jogador de futebol. Segundo Garganta (1995), podem ser:

- Habilidade técnica em velocidade;

- Disponibilidade táctica (criatividade);

- Eficiência orgânica e muscular: agilidade, velocidade, rápida reacção e travagem, rápidas mudanças de sentido e direcção;

- Valor moral elevado: autocontrole, coragem, autoconfiança, combatividade e carácter.

14 comentários:

J Mauro S disse...

Mas o que é um talento no Futebol? É preciso que se considere o contexto e tudo que gire à volta do contexto. Porque olhar para a técnica, para a velocidade ou para o valor moral parece-me escasso. A questão dos talentos é complexa e não deve ser reduzida a itens.

É a minha maneira de ver.

Futebol Formacao disse...

Claro... concordo contigo plenamente... Aqui foco apenas os aspectos que podem ser observáveis... porque aquilo que parece talento hoje, passa ao lado amanha... Tal como tu dizes no teu blog, eu tinha a mesma opiniao que tu dizendo apenas isto " se o Nani for trabalhado como o Ronaldo vai aparecer, se nao muito dificilmente vai singrar" mas o futebol é feito de se...se... e ele evoluiu num mês o que eu pensava que iria demorar 5 ou 6 meses ou até mais... Quanto ao talento, temos de ter critérios e aspectos observaveis, agora têm de ser cada vez mais eficases e tudo o que envolve o atleta e o seu crescimento (familiar.. e não so) caso contrario nao poderiamos observar e detectar talentos... Parabens pelo teu blog, gostei...
Já agora, tambem trabalhas na observação?Abraço
Pedro

Formação no Futebol disse...

Visitem o novo blog e comentem o post publicado!
1001tacticas.blogspot.com

Anônimo disse...

Psicologia do Desporto
Treino para Avançados

Blog:
http://training-striker.blogs.sapo.pt/

David disse...

Hola. Te dejo aquí la respuesta a un comentario que dejaste en mi blog (eefm.blogspot.com) hace unas semanas. Un saludo.

"Es interesante lo que propones, aunque veo difícil hacerlo porque no podemos saber el precio de los jugadores. ¿Cómo tasarlos? ¿Valdrían cesiones? (eso facilitaría las cosas). Tomaría como referencia el Racing de Santander. Si exceptuamos a Smolarek, Tchité y Garay, creo que la mayoría de jugadores rondan el precio medio de poco más de 2 millones de euros (25 millones/11 jugadores) que se requiere para el reto que me propones. Y es un equipo que funciona bien.
Abraço!"

dragao vila pouca disse...

Aqui estou a retribuir a visita e a agradecer as simpáticas palavras. Não sou de vila pouca, sou Vila Pouca de nome, natural do Porto e a viver actualmente no concelho de Matosinhos.A formação de futebolistas é algo que me interessa,tenho um sobrinho e afilhado que jogou nas escolas e nos infantis do F.C.P..Quem sabe não podemos trocar ideias?

dragao vila pouca disse...

Não trabalho em formação,mas, conheço, sou amigo de algumas pessoas ligadas à formação do F.C.Porto.Acompanhei de perto, durante vários anos o trajecto da actual equipa de juniores C do f.C.Porto.Uma grande equipa, que por várias razões, não está a ter a evolução que se previa.
UM abraço

Anônimo disse...

Ola a todos,
Sou aluno de Mestrado em Treino de Jovens Desportistas e esta é uma área que me interessa muito pois tenciono trabalhar com jovens futebolistas a breve prazo.Gostaria que, caso fosse possível, me sugerissem temas para a minha tese de Mestrado, sabendo que vou realizá-la no âmbito do futebol de formação, ou seja, com jovens futebolistas.

Agradeço a atenção e toda a informação prestada, que me será muito útil por certo.

Cumprimentos,

Pedro Gomes (pedrogoisgomes@gmail.com)

Anônimo disse...

Na selecção de talentos no futebol devemos levar em consideração uma multiplicidade de factores que podem explicar o sucesso ou o insucesso dos futebolistas e que segundo Malina (206) podem ser divididos em quatro grandes grupos:
.Factores físicos
.Factores fisiológicos
.Factores psicológicos
.Factores técnico – tácticos«Em desporto, detectar um talento pressupõe, em primeiro lugar, uma relação exaustiva dos requisitos de prestação ao mais alto nível numa dada disciplina (requisitos estruturais, funcionais, neuromotores e psicológicos) e em segundo lugar um conjunto de instrumentos e métodos adequados à sua correcta avaliação. No entanto, por mais exaustiva que seja a lista de requisitos e mais fiáveis forem os instrumentos e métodos de avaliação, nada nos garante que o requisito que explica hoje parte da variabilidade do rendimento de um atleta continue a explicá-la no futuro». Sobral F.

Futebol Formacao disse...

Ola anonimo... sim, sem duvida concordo com teu comentario.. Pelos visto é um tema pelo qual estás informado.. Se tiveres E-mail e quiseres podemos conversar sobre o tema. Abraço. Meu mail é pmgt@hotmail.com

Anônimo disse...

Disponibilidade táctica (criatividade);
A disponibilidade táctica significa "criatividade"? Acho que ás vezes gostamos de complicar com terminologia que nós próprios achamos adequadas. O que tem a disponibilidade táctica a ver com a criatividade. Gostava que me explicasses amigo. Ou entao falamos no MSN ;)
Pedro

Anônimo disse...

http://infantisafcfamalicao.blogspot.com/

Ruben Góis disse...

ola gostava que desse uma olhada neste jovem em formação e que deixasse o seu comentario la no blog.
www.odinartegois.blogspot.com

Anônimo disse...

Aproveite para dar uma olhada ao blog dos infantis do f.c.famalicao da epoca 2007/2008 e pode ainda recuar ao da epoca 2006/2007 e ver a evoluçao de alguns destes atletas que revelam muitas qualidades a nivel tecnico que mesmo nos jogos em que nao obtiveram os tres pontos (que foram poucos) demosntraram um futebol de elevada qualidade...
deste grupo de atletas de 1995 da formaçao do f.c.famalicao tem saido todos os anos atletas para clubes como f.c.porto e mais recentemente para o vitoria de guimaraes....e certamente continuará a suceder o mesmo com o resto do plantel que é de elevada qualidade....
(http://infantisafcfamalicao.blogspot.com/)