Crianças dotadas ou talentosas são aquelas que, identificadas por especialistas qualificados, são capazes de performances elevadas em virtude das suas capacidades excepcionais (Hebbelink, 1989).
Talentos são as crianças e jovens entre os 8 (oito) e 18 (dezoito) anos de idade, reconhecidos nas suas escolas como portadores de aptidões intelectuais superiores em diferentes domínios ou que evidenciem um desenvolvimento superior e de estabilidade elevada em níveis diferenciados de performance (Hebbelink, 1989).
Segundo Drefenstedt (1985) citado por Bento (1989), talento é um complexo, qualitativa e quantitativamente determinado, de disposições individuais para rendimentos, comportando capacidades várias e interligadas, sistema de conhecimentos, de atitudes, de qualidades volitivas e psíquicas, que possibilitam à personalidade, num jogo convergente e em face da existência de condições ambientais apropriadas, realizar rendimentos correspondentes ao nível e direcção do talento.
Segundo Drefenstedt (1985) citado por Bento (1989), talento é um complexo, qualitativa e quantitativamente determinado, de disposições individuais para rendimentos, comportando capacidades várias e interligadas, sistema de conhecimentos, de atitudes, de qualidades volitivas e psíquicas, que possibilitam à personalidade, num jogo convergente e em face da existência de condições ambientais apropriadas, realizar rendimentos correspondentes ao nível e direcção do talento.
Marques (1991) e Tschiene (1986) com o intuito de estruturar um modelo para identificar atletas e assim se obter a maximização de rendimento, definem três níveis diferentes de expressão de talento desportivo, no plano das capacidades motoras:
1º nível- corresponde ao talento motor geral, e caracteriza-se por um bom reportório motor, movimentos fluídos e seguros e grande facilidade de aprendizagem das estruturas motoras;
2º nível- Talento desportivo, disponibilidade motora superior à média o que facilita a integração em programas de preparação desportiva e obtenção de resultados positivos, no desporto em geral ou grupos de desporto;
3º nível- talento especifico, potencial ou elevado grau de dotação, motora e psíquica, para obtenção de elevados rendimentos num dado desporto.
1º nível- corresponde ao talento motor geral, e caracteriza-se por um bom reportório motor, movimentos fluídos e seguros e grande facilidade de aprendizagem das estruturas motoras;
2º nível- Talento desportivo, disponibilidade motora superior à média o que facilita a integração em programas de preparação desportiva e obtenção de resultados positivos, no desporto em geral ou grupos de desporto;
3º nível- talento especifico, potencial ou elevado grau de dotação, motora e psíquica, para obtenção de elevados rendimentos num dado desporto.
Um comentário:
Boa tarde
Gostaria de que me podesses facultar a bibliografia deste texto, por favor para um estudo que estou a realizar.
OS melhores cumprimentos.
Joao Nunes
joaomilton@hotmail.com
joaopereiranunes8@gmail.com
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