segunda-feira, agosto 07, 2006

ESCOLAS DE FUTEBOL..... Sim ou Nao??

Depois de 3 anos a trabalhar numa escola de futebol, eu sou apologista da criacao destas escolas, mas coloco alguns entraves, quer ao nivel da organizacao, quer ao nivel dos objectivos realmente de cada uma. Uma escola de futebol, tem obrigatoriamente de se diferenciar dos clubes de futebol, tem de criar um elo de ligacao grande entre atletas/escola/encarregado educacao. Penso que devera tambem realizar accoes de sensibilizacao sobre alimentacao, apoio nos estudos entre outros aspectos que irei colocar num futuro tema "A Escola de Formacao do Futuro".

7 comentários:

lucho disse...

parabéns pelo blog. Saudações.

Anônimo disse...

Tal como eu disse no post anterior

Futebol Formacao disse...

Cant: Uma boa questao colocas-te ai!! Eu atempadamente irei colocar aki qual a verdadeira razao de ser de uma escola de futebol (para mim) e tudo o que lhe diz respeito.
Quanto a escolas especificas para determinadas posiçoes,´era mt complicado, mas dentro de cada escola, penso que deveriam trabalhar mais detalhadamente cada posiçao. Abraço

Nelson Oliveira disse...

Eu sou a favor de escolas de Futebol, alias tenho como grande projecto pessoal a criação de uma escola de Futebol.

E concordo ainda com o facto de ter que ser algo distante dos clubes de Futebol, embora possam existir parcerias e algumas ligações com os mesmos, quer através de iniciativas conjuntas, quer através do aproveitamento de um ou mais clubes, para lançar os miudos mais talentosos...no Futebol mais a sério.

Mas o cerne da questão..parece-me mesmo a vertente didáctica que uma escola de futebol deve ter, e que na generalidade dos clubes não existe.

A relação focada, entre atletas/escolas e encarregados de educacao...deve mesmo ser o cerne da questão, e depois todo um conjunto de actividades que isso pode implicar..e que algumas foram faladas neste post.

No meu projecto entro por uma vertente de cariz social, pois gostaria de trabalhar com crianças desfavorecidas...como forma de lhes criar um ambiente propício a uma vida sorridente(aqui com o desporto como maneira de os manter fora de outras coisas, e como forma de indirectamente e com pequenas actividades fumentar o sucesso escolar..), e não a uma realidade madastra.

Anônimo disse...

Caros amigos, voçês estão a falar de escolas de futebol puramente amadoras e para a generalidade dos jovens, como ocupação de tempos livres e retirar os jovens da rua, assim como, libertar os encarregados de educação para outros afazeres

Todos nós sabemos que o desporto é indespensavel a uma boa saude e a uma boa coordenação motora e mesmo como um escape do stress vivido durante o dia

Eu acho que a "famosa" Lei de Bases do Sistema Desportivo, deveria contemplar a formação de Escolas Profissionais para Alta Competição, onde só entravam os alunos com maiores capacidades desportivas, os alunos do curso de futebol poderiam ter aulas teoricas e praticas de futebol por posições de campo

A exemplo das outras Escolas profissionais, quando bem geridas, dão sempre frutos e saiem grandes profissionais nas sua areas

Nelson:
Como sabe, na Holanda Inglaterra e outros países, o desporto é encarado de outra forma, as aulas terminam mais cedo e dá para haver treino das equipas e ainda sobra tempo para o treino individual e em alguns casos personalizados com treinadores especificos

Esta conversa, dava para estarmos a trocar ideias durante horas

FICO Á ESPERA :)

Futebol Formacao disse...

Bem, Nelson, uma escola de futebol para miudos carenciados, parece-me uma boa ideia, mas eu axo ke nao iria sobreviver, eu tenho experiencia de trabalhar numa camara municipal, e cada vez mais se corta verbas para o desporto. Sinceramente, cada vez mais penso que os pais dos atletas tem de pagar para os seus filhos praticarem desporto (futebol) pk se colocam o seu filho a ter aulas de nataçao ja pagam e nao reclamam!!!

Anônimo disse...

Boa noite o meu nome é andré. sou estudante do curso de turismo, já estive em desporto e já fui jogador de futebol. no final deste curso terei que apresentar uma pap ou seja um projecto de aptidão profissional,para este fim tenho em mente um projecto de uma escola de futebol. neste blog encontrei várias coisas em que já tinha pensado falar mas a minha ideia, a minha fundamentação principal seria que nunca é tarde para começar a jogar futebol. a meu ver existem muitos jogadores que nunca deram realmente jogadores porque não lhes foram dadas as devidas e merecidas oportunidades. sendo este um tema em que me sinto bastante á vontade tenciono ir para a frente com o projecto. é a primeira vez que escrevo num blog :)