quarta-feira, abril 15, 2009

Especialização precoce...NÃO!!


Jogos Desportivos Escolares dos Açores


Nos Açores, o Desporto Escolar dá pelo nome de Jogos Desportivos Escolares, onde cada escola realiza treinos durante o ano lectivo para a participação nesses Jogos contra outras escolas. São seleccionados 32 alunos (16 femininas/16 masculinos), onde cada aluno tem Obrigatóriamente de realizar/participar em 2 modalidades colectivas mais ginástica (esta dividida em 2, uma mais simples outra mais complexa), atletismo (quem faz resistência não faz velocidade, etc) e patinagem. Isto no 2º ciclo. Ou seja, todos os jovens têm de trabalhar durante o ano diversas modalidades, sem dúvida um grande factor de desenvolvimento ao nivel da coordenação motora, deslocamentos e equilibrios, etc. nunca indo a escola em direcção à especialização de alunos em determinadas modalidades, isto fica para os clubes.


Os Jogos são realizados em 2 fases, a 1ª Zonal(dividida em 4 ou 5 fases zonais), as escolas candidatam-se à realização, tendo de dar estadia e alimentação às outras escolas (normalmente são 4 escolas em cada fase zonal com duração 3 ou 4 dias). Na 2ª fase, é a fase regional, os 1º classificados das várias fases zonais disputam pelo 1º lugar.

3 comentários:

Jose Carlos Aragao disse...

Caro Amigo,

Parabens pelo trabalho e pelo blog.
De uma olhada nesses artigos no sitio www.universidadedofutebol.com.br

http://www.universidadedofutebol.com.br/Universidade09/ConteudoCapacitacao/Artigos/Detalhe.aspx?id=1519&p=


http://www.universidadedofutebol.com.br/Universidade09/2009/03/1,1976,INICIACAO+TECNICA+DESCONTEXTUALIZADA+OU+COMPREENSAO+DO+JOGO.aspx?p=1

http://www.universidadedofutebol.com.br/Universidade09/ConteudoCapacitacao/Artigos/Detalhe.aspx?id=1560&p=

Abraços

Thiago disse...

legal o trabalho do blog!
muitas ideias e infos!

Dário Pinto disse...

Olá,

Obrigado, a ideia é dar mesmo continuidade, neste momento é mais um projecto meu mas mesmo indirectamente o Nélson continua a ser uma grande ajuda. Quero terminar o curso o mais cedo possível e logo veremos o que poderei fazer depois.

Obrigado pela força, toda a sorte para ti e parabéns pelo blog, acompanho, principalmente no que diz respeito ao treino.


Abraço,
Dário Pinto